quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

SAIBA TUDO SOBRE O VEGETARIANISMO


Já faz muito tempo que existem pessoas que optam por uma alimentação saudável excluindo alimentos de origem animal de seus cardápios. Seja por motivos religiosos como no caso de alguns Evangélicos, como os Adventistas, seja por opção de estilo de vida ou apenas preocupação com a saúde.

Hoje em dia o vegetarianismo se tornou uma moda em prol da saúde, uma moda muito bem elaborada por assim dizer, mas quais são os tipos de vegetarianismo e quais as implicações que eles trazem para a nossa saúde?
  • Vegetariano – as pessoas que optam pelo vegetarianismo não ingerem nenhum produto de origem animal como o leite e derivados, ovos, carnes bovinas, suínas, peixes e aves.  A única dificuldade dessa dieta é a reposição de vitaminas B12 e ferro, mas há uma maneira muito fácil de suprir essa necessidade, basta ingerir três unidades de castanha de caju e pelo menos duas colheres de linhaça dourada por dia. Assim o organismo consegue todo o ferro, vitamina e ômega 3 que precisa sem se desviar da opção do vegetarianismo. Atenção: para manter seu corpo saudável com essa dieta é necessário ingerir muitos legumes e proteína de soja.
  • Vegano – as pessoas veganas optam por um vegetarianismo radical, além de não consumirem nenhum produto alimentício que tenha origem animal ou que tenha predisposto animais a algum tipo de sofrimento, eles não consomem cosméticos, roupas, remédios, acessórios e utensílios com essas mesmas origens. Esse tipo de dieta é mais complicada para suprimir as necessidades diárias de vitaminas, minerais e proteínas. Assim como o vegetariano, o vegano precisa encontrar maneiras de repor ferro, cálcio, vitamina B12, ômega 3 e colágeno já que também não consomem gelatinas. Indica-se que os veganos consumam diariamente a linhaça, castanhas, dolomita, vegetais crus e muitas fibras insolúveis e solúveis.
  • Ovo-lacto-vegetariano – as pessoas que optam por essa dieta não consomem nenhum tipo de carne, bovina, suína, de aves ou peixes, mas consomem seus produtos como o leite, ovos e seus derivados. Essa dieta é a mais balanceada do ponto de vista nutricional, pois o corpo tem fontes de cálcio, vitamina B12, ômega 3, colágeno e inúmeros outros nutrientes, a maior preocupação nesse caso é a ingestão de ferro, geralmente encontrada em legumes, mas que não podem ser ingeridos com outros produtos lácteos para que sejam absorvidos corretamente. Recomenda-se o uso constante de frutas oleaginosas e sementes como a linhaça, gergelim, trigo e outras.
Sem levar em consideração os conceitos ideológicos muito importantes apoiados pelas pessoas vegetarianas, como a preservação da vida animal, o vegetarianismo traz mudanças significativas para a nossa saúde. É fácil notar uma grande diferença quanto a disposição para realizar as tarefas diárias, praticar esportes, saúde da pele, longevidade, controle dos níveis de colesterol, triglicérides e glicose, além de um bom funcionamento do intestino e outras funções digestivas.

DICA: é sempre muito importante que o vegetariano consuma proteínas de origem vegetal, como a proteína de soja, a quinua, chia e diversos outros grãos integrais. Dessa forma os músculos se manterão saudáveis e em pleno funcionamento. Todos esses produtos podem ser encontrados nas lojas Relva Verde Produtos Naturais de Londrina, escolha a mais perto de você.

Fonte: relvaverde.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário