Fauja Singh, um indiano nascido no interior da Índia em 1911 e de cidadania britânica, concluiu no domingo dia 16 de outubro de 2011 a Toronto Waterfront Marathon, no Canadá, maratona de 42 quilometros e 195 metros em 8 horas, 25 minutos e 16 segundos.
O ganhador da maratona, o queniano Kenneth Mungara cruzara a linha de chegada 6 horas antes. No entanto, com o feito, o Singh bateu o recorde sendo o primeiro homem centenário a concluir uma maratona, segundo registros históricos inclusive do Guinness World Records. No momento da chegada, uma multidão de jornalistas, familiares, amigos e simpatizantes aguardava o ancião para homenageá-lo. Como se não bastasse, teve ainda fôlego para, sorridente, atender uma entrevista coletiva.
Foi a oitava vez que Singh correu a maratona de Toronto. Ele correu sua primeira maratona aos 89 anos e em 2003, em Toronto, bateu o recorde mundial dos mais velhos de 90 anos completando a maratona em 5h40min01seg.
Singh, que é analfabeto e só fala punjab, é vegetariano e através de seu treinador e intérprete havia previamente dispensado um acompanhamento médico exclusivo durante a corrida. Ele considera importante o fator da alimentação. “Pessoas morrem de fome em algumas partes do mundo, mas nos países ocidentais, as pessoas morrem de comer em excesso. Nós devemos comer para viver, e não viver para comer”, disse Singh.
O indiano é o tema de uma biografia intitulada “Tornado de Turbante” (devido ao turbante que usa, tradicional em sua religião, o sikhismo, que prega o vegetarianismo como um dos seus valores) e, além de outras instituições e empresas, já foi modelo-propaganda de uma campanha publicitária da Adidas, de calçados e roupas, intitulada “Nada é imposível”.
Singh fez parte do revezamento da tocha nas Olimpíadas de Atenas 2004 e já está convidado para participar no revezamento nas Olimpíadas de Londres 2012. O feito de Singh surpreendeu até mesmo o diretor do evento, Alan Brookes: “Estou sem palavras. Fauja Singh é um ser humano notável.”, resumiu ele.
Fonte: ONCA - Libertação Animal
Nenhum comentário:
Postar um comentário