Eis mais um elemento para incrementar a discussão entre os apreciadores da carne vermelha e os vegetarianos: um novo estudo, feito na Universidade de Oxford, Inglaterra, revela que, em comparação com os vegetarianos e os veganos, as pessoas que comem carne podem ter um risco maior de desenvolvimento de catarata.
Os pesquisadores dizem que vegetarianos e veganos tem de 30% a 40% menos chances de desenvolver catarata do que as pessoas que comem muita carne. Outros fatores como tabagismo, diabetes, exposição excessiva à luz solar, também têm sido associados ao maior risco de desenvolvimento de alguns tipos de catarata.
Os pesquisadores estudaram dados de mais de 27 mil pessoas que participaram da European Prospective Investigation. Os participantes do estudo, todos com mais de 40 anos, foram convidados a responder perguntas sobre seus hábitos alimentares entre 1993 e 1999, que foram novamente verificados entre 2008 e 2009. O resultado mostrou que cerca de 1.500 pessoas tinham desenvolvido algum tipo de catarata.
Os participantes foram divididos em grupos de acordo com a quantidade de carne que comiam: do maior ao mais baixo consumo de carne; comedores apenas de peixes; vegetarianos e veganos (que não comem carne, peixe, produtos lácteos ou ovos ).
Em comparação com aqueles que comeram mais carne, os riscos de desenvolver cataratas foram menores para todos os outros grupos.
Em comparação com aqueles que comeram mais carne, os riscos de desenvolver cataratas foram menores para todos os outros grupos.
Os pesquisadores descobriram que a redução progressiva do risco de catarata foi verificada, tanto em homens quanto em mulheres, mas parecia estar limitada aos participantes com mais de 65 anos.
Eles também informaram que cerca de 21 milhões de americanos sofrem de pelo menos um tipo de catarata, e que este número aumentará para 30 milhões até 2020. E afirmam que seu estudo é o primeiro a descrever os riscos de catarata em relação a uma dieta vegetariana.
Fonte: WebMD
Nenhum comentário:
Postar um comentário